menu

03/01/2022 15:43

AS CABULOSAS: Confira as dispensas e as renovações do elenco para temporada 2022

- Bianca Crispim

Foto: André Araújo

Após um ano marcado por grandes desafios dentro e fora de campo, além das dificuldades estruturais do Clube, administrativas e financeiras, as Cabulosas fecharam a temporada 2021 se mantendo entre as principais equipes do cenário nacional do futebol feminino, mas sem vencer nenhum título.

Focando na próxima temporada, a reestruturação e reformulação geral do departamento de futebol feminino do Cruzeiro já veem acontecendo, e 2022 chegou com muitas mudanças. Principalmente na comissão técnica e no elenco da equipe, que entre renovações e contratos finalizados vão passando por significativas alterações.

Começando pela lista de renovações da equipe, 11 atletas já tiveram seus vínculos reestabelecidos com o Cruzeiro: a goleira Dafiny, as zagueiras Camila Ambrózio e Pires, as laterais Janaína, Rebeca Prado e Thalita Silva, a meio-campista Carol Soares, e as atacantes Vanessinha, Mariana Santos (que retorna ao clube após empréstimo no dia 28 de fevereiro), Marília e Pâmela.

A comissão técnica atual das Cabulosas também passa por reformulações. O treinador Rodrigo Campos e o auxiliar técnico Frederico Constantino mantiveram no comando da equipe. O roupeiro Pandson Gutemberg também continua atuando no estafe celeste nesta temporada. Já o preparador físico Otávio Neves, o preparador de goleiras Fábio Fagundes, a fisioterapeuta Camila Thomé e a médica Alice Dias foram desligados do departamento.

Entre as idas e vindas, a comissão técnica ganhou um grande reforço administrativo. Anunciada oficialmente em dezembro, a ex-atleta Mariana Dantas assume o cargo de supervisão das Cabulosas neste ano, e trabalhará ao lado da coordenadora Bárbara Fonseca conduzindo a área que envolve, entre outras atividades, resolver burocracias do departamento, relacionamento com entidades, programação de logísticas, regularização de jogadoras junto às federações e muito mais. Outras contratações para a comissão técnica do Cruzeiro serão anunciadas em breve.

Já a relação de atletas que não renovaram com o clube para a próxima temporada é menos extensa, mas conta com nomes de peso da equipe. São elas a goleira Mary Camilo, a lateral Eskerdinha, as zagueiras Mayara Souza, Thamirys e Jessica Romero, as volantes Carol Shimo, Capelinha e Lucero, além das meio-campistas Duda e Mayara Vaz. Vale ressaltar que a diretoria do Cruzeiro buscou renovar os vínculos de Duda e Capelinha, revelações da equipe celeste, e Mayara Vaz, mas as atletas optaram por deixar o Clube e seguirem suas carreiras em novas equipes.

De olho no mercado, o clube já tem pré-contratos para recompor o elenco que foi campeão mineiro em 2019, vice-campeão mineiro nos últimos dois anos e disputa na elite do futebol a Série A1 do Brasileirão.

Criado em 2019, o projeto do futebol feminino do Cruzeiro segue escrevendo uma bela história na modalidade.  Já deu um título inédito ao clube: o Campeonato Mineiro Feminino de 2019, e no primeiro ano de sua participação, garantiu o acesso à série A1 sendo Vice-campeão do Brasileirão Feminino A2.