Marca

Por quê Cruzeiro?

 
O clube foi fundado em 2 de Janeiro de 1921 a partir da comunidade italiana em Belo Horizonte, Minas Gerais, como Società Sportiva Palestra Italia. Seu escudo era verde e vermelho com detalhes em dourado, homenageando a Itália. Seu uniforme principal era na cor verde.
 
Em 1942, com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, um decreto do governo federal proibiu o uso de termos e símbolos que remetessem aos países do Eixo. Desta forma, em 7 de Outubro de 1942, sob muita discussão dos conselheiros e diretores, foi decidido que o clube passaria a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, adotando como símbolo a constelação do Cruzeiro do Sul.
 
 
 
 
 
 
Apesar da adoção da camisa principal na cor azul em relação velada à Squadra Azzurra (Seleção Italiana de Futebol), o nome e símbolos escolhidos destacam a forte relação do clube com o Brasil, já que a constelação Cruzeiro do Sul está presente nos maiores símbolos nacionais: Brasão da República, Hino Nacional e Bandeira Nacional. 
 
Logo no ínicio, a disposição da constelação do Cruzeiro do Sul no escudo e na camisa do clube seguia a da Bandeira Nacional, regida atualmente pela Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, que em seu artigo 3°, parágrafo 1°, diz que “As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de Novembro de 1989 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador  situado fora da esfera celeste.” 
 
Por isso, as estrelas do primeiro escudo do Cruzeiro eram invertidas em relação a como se vê a partir da Terra.
 
 
 
 
 
As estrelas no escudo do Cruzeiro adotaram o posicionamento como se vê a partir da Terra em 1959. 
 
O formato e disposição atuais das 5 Estrelas foram elaborados em 1996. Após a conquista da Tríplice Coroa em 2004, foi adotada uma coroa sobre o escudo, que foi atualizada em 2015.
 
 
 
 
 
 
Em 2021, ano do seu centenário, o escudo principal foi atualizado para seguir o que era determinado pelo Estatuto:
 
"Artigo 63
A cor oficial do Clube, a ser adotada pela Companhia, é azul correspondente ao Padrão Pantone 286 CVC.
 
Parágrafo 1º
A tipologia corresponderá à família Arial ou Helvetica, caixa alta.
 
Artigo 65
O escudo do Clube, a ser adotado pela Companhia, será constituído da constelação do Cruzeiro do Sul, dentro de uma circunferência azul, com as estrelas brancas, tendo em toda sua volta uma circunferência branca com os dizeres Cruzeiro Esporte Clube, no mesmo azul."

 

 

Naquele mesmo ano, o conselho do clube aprovou a transformação das suas operações de futebol em Sociedade Anônima do Futebol, mantendo mesma marca e símbolo.
 
Caso precise acesso ao Manual de Marca e Identidade Visual do Cruzeiro, enviar um email para conteudo@cruzeiro.com.br com a solicitação.