menu

25/02/2021 12:46

Cruzeiro fecha parceria com Secretaria Municipal de Educação e terá curso pré-vestibular no Centro de Formação Felício Brandi

- Rodolfo Rodrigues

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Para a diretoria do Cruzeiro, uma das prioridades na formação de jovens atletas é trabalhar o lado humano, social e educacional. Além de revelar bons jogadores, o Clube quer entregar para a sociedade cidadãos conscientes e bem formados.

No ano passado, ainda em seu mandato provisório, a atual gestão celeste formalizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para ter um anexo de uma escola da rede pública de Belo Horizonte dentro do Centro de Formação Felício Brandi, a Toca da Raposa 1, para atender alunos do 6° ao 9° ano fundamental.

Agora, em 2021, o acordo rendeu novos frutos e o Clube terá atividades de cursinhos pré-vestibular e aulas preparatórias para o Colégio Técnico da UFMG (COLTEC) e para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET).

Em contrapartida, quando retornarem as aulas presenciais, o Cruzeiro ofertará algumas vagas para a comunidade. Também ficará por conta do Clube os lanches para os professores e alunos.

Pedagogo do Cruzeiro, Alexandre Rosa comemorou a novidade e garante que é possível para os atletas conciliarem os estudos com o futebol para garantirem uma outra profissão caso não deem certo no esporte.

“Além dos nossos atletas terem acesso de forma gratuita e com a credibilidade do MEC do ensino fundamental, agora poderemos oferecer cursinhos pré-vestibular. Nós incentivamos os atletas a focarem na formação superior e com essa parceria com a prefeitura será possível. Além da Secretaria Municipal, também temos um acordo com a Estadual, o que faz do Cruzeiro o único clube do Brasil com parcerias efetivas com prefeitura e estado”, comentou.

Gustavo Ferreira, diretor executivo das categorias de base do Cruzeiro, frisou a importância de educação caminhar lado a lado com o esporte.

“Estamos começando um projeto no Clube de trabalhar uma segunda profissão do atleta e queremos dar toda assistência. Caso no futuro o jovem não dê certo no futebol, ele terá recebido uma educação de qualidade para seguir sua vida como um trabalhador normal. Temos a responsabilidade de zelar pela formação humana dessas crianças e adolescentes aqui da nossa base”, frisou.

Grande entusiasta de projetos que agreguem valor e conhecimento na formação dos jovens, Sérgio Santos Rodrigues comemorou mais um passo no projeto de formação integral dos atletas.

“Desde o princípio da nossa gestão, temos focado na importância da formação, dos valores e, obviamente, de se dar uma assistência completa para os atletas que estiverem na base do Cruzeiro. Esse acordo com a prefeitura é um motivo de orgulho e felicidade para todos nós. Além do ensino formal, nossos atletas também terão a oportunidade de se prepararem para ingressar no ensino superior. Com o esforço e trabalho de todos, temos buscado cada vez mais projetos e parcerias desta natureza, sempre pensando com responsabilidade, carinho e cuidado no futuro dos nossos jovens talentos. Mais do que grandes jogadores, queremos colaborar direta e primeiramente na formação de grandes homens”, destacou. 

Profissionais da educação visitaram a base - Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro