menu

27/11/2018 13:36

Membros da comissão técnica celeste participam de simpósio organizado pela CBF

- Angel Drumond

Foto: Arquivo pessoal

Está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro, o IV Simpósio de Educação Continuada da Comissão Médica de Combate a Dopagem promovido pela CBF, e o Cruzeiro, cercado de grandes profissionais, tem quatro de seus membros da comissão técnica representando a camisa estrelada no evento que termina nesta terça-feira.

O médico do Clube, Dr. Sérgio Campolina, bastante elogiado pelos jogadores ao longo da temporada, participou do evento no tema “Lesões de joelho I (LCA e Menisco)”. Para Campolina, o simpósio tem como objetivo a troca de informações entre os diversos profissionais da área no futebol e a busca de elementos que podem trazer benefícios ao Clube.

“O simpósio tem como finalidade a troca de experiencias entre os médicos de todas as categorias, incluindo as categorias de base. É um momento único onde a experiência individual, agrega valor e serve de modelo muitas vezes para melhorar ainda mais a condição de cada clube. Foi importante para relembrar a orientação dos atletas, principalmente na questão do doping, e também para integrar os departamentos. Nosso Clube, o Cruzeiro, estávamos aqui representados por nosso nutricionista, membros da fisiologia do departamento de fisioterapia, todos trabalhando para que realmente esse, que foi um bom ano, possa se repetir mais vezes”, declarou o Dr. Sérgio.

Dr. Sérgio Campolina, médico do Cruzeiro - Foto: Arquivo pessoal

Já o fisioterapeuta Charles Costa, que figurou no debate “Critérios para retorno ao futebol após lesão”, lembrou das suas participações nas outras edições do simpósio, e da importância destes eventos para se descobrir soluções e estratégias para lidar com problemas nas lesões dos atletas.

“Tive a oportunidade de participar das quatro edições, e nesta vou falar sobre o RTS que trata dos critérios de liberação do atleta lesionado para a prática do esporte. Nesse evento estão convidados os médicos das séries A, B e C, e aqui a gente tem uma rica oportunidade de trocar experiências entre os clubes, saber quais as dificuldades, os desafios, e como cada um vê sobre óticas diferentes ou da mesma patologia de problemas que vem assolando os nossos atletas. Hoje, a gente discute não somente os problemas terapêuticos que envolvem as lesões, mas também as melhores práticas e estratégias para prevenção e ao mesmo tempo auxiliar o clube na concepção dos objetivos.

O nutricionista Guilherme Oliveira, também presente ao simpósio, participou do debate com o tema “Nutrição e o futebol”. Já o fisiologista Rodrigo Morandi foi um dos participantes do tema “Importância e rigor na avaliação pré-temporada e na contratação de novos atletas”.

Guilherme Oliveira, nutricionista do Cruzeiro - Foto: Divulgação/Cruzeiro
Rodrigo Morandi, fisiologista do Clube - Foto: Divulgação/Cruzeiro

Notícias Relacionadas